CACOFF vai realizar o Grupo de Trabalho "Coletivos de Comunicação: organização e atuação" no dia 01/10, quinta-feira, às 15 horas, na sala 65.

Coletivos de comunicação são grupos organizados a fim de discutir, promover, democratizar a comunicação, entre outros grandes potenciais. São capazes de difundir novas idéias fora da grande mídia, de fundar rádios, revistas, jornais, produtoras. Para isso, basta entender quais os processos para a estruturação.

Neste grupo, vamos trazer Ricardo Rodrigues. Ricardo é diretor artístico da Rádio UFSCar, diretor geral do 3o. CONTATO - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica e membro do Massa Coletiva - Núcleo Cooperativo de Comunicação e
Cultura. Formado no curso de Imagem e Som da UFSCar também atua como produtor audiovisual tendo dirigido alguns curtas-metragens.

Durante o GT, Ricardo apresentará estruturas de organização baseadas na cooperação e autogestão na área da cultura e comunicação, passando pela formação de Redes, fortalecimento de Cadeias Produtivas e o engajamento político no cenário atual. Veículos colaborativos e tecnologias de código aberto serão apresentados para ilustrar ações e posturas de atuação.

Mais informações em: www.radio.ufscar.br, www.contato.ufscar.br, www.massacoletiva.org e www.foradoeixo.org.br
Em breve, dia 8 de novembro, os estudantes do primeiro e quarto ano do curso de comunicação social da FAAC farão a prova do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que é parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). A prova é polêmica desde que foi criada: uns defendem que a mesma é um importante instrumento de auxílio ao crescimento dos cursos de ensino superior do Brasil, enquanto outros veem a prova como injusta, pouco eficaz no quesito avaliação e cega para os reais problemas dos cursos, como infra-estrutura e corpo docente por exemplo. Devido à polêmica, existem as universidades que realizam a prova e as que boicotam.

O CACOFF promoveu um grupo de discussão sobre o assunto e promoverá outro no futuro, assim como uma assembléia para os alunos de comunicação para que seja tomada uma posição quanto ao ENADE: faremos ou boicotaremos a prova?

É importante que, independente da posição individual dos alunos, todos correspondam ao que será decidido em conjunto, tanto para que o boicote seja completo ou que a nota dos cursos sejam as maiores possíveis.

Enquanto isso, queremos saber sua opinião sobre o ENADE:




Antonio Arles
Recebi o seguinte e-mail denunciando torturas, mortes e montagem de um campo de concentração em Honduras. Reproduzo na íntegra.
Car@s,
Acabo de receber esta msg de um companheiro do Ministério da Saúde de Honduras.

Desde ontem ha pelo menos 16 mortos e dezenas de hospitalizados. Esta montado um campo de concentração, em um estádio, com centenas de presos. Militantes da da Frente Nacional de Resistência estão sendo seletivamente presos e diversos tiveram braços e pernas fraturados por torturadores, alem de serem acusados de incêndios a casas e carros feitos por provocadores ligados ao golpe. Dada a gravidade da situação e a necessidade de respostas rápidas, leiam e se possível divulguem em suas listas, blogs e para jornalistas críticos, ou para os poucos que sobraram.

Saudações.

 

Notícias
Raphael Rodrigues

ENADE será discutido hoje, às 17h30

23/09/2009
CACOFF promove palestras e estimula o diálogo entre estudantes de comunicação

 

            O Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes (CACOFF), da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), promoveu palestra sobre a democratização da comunicação e os movimentos sociais, no dia 16 de setembro. Quem esteve no câmpus de Bauru para conversar com os estudantes foi Maurício Hashizume, editor de jornalismo da ONG Repórter Brasil.

            Maurício falou sobre o surgimento da ONG, sobre o papel da denúncia jornalística e sobre alguns casos de escravidão que presenciou. O jornalista também comentou sobre o trabalho da ONG, principalmente nos campos da educação, da comunicação e da política. Durante sua explanação, defendeu que o jornalismo e os movimentos sociais deveriam estar muito mais próximos. Ao relatar sua experiência, contou que já trabalhou como repórter e editor da Carta Maior, e foi repórter do Jornal Internacional Press no Japão, do Guia Quatro Rodas e da estação UOL Esporte. Em 2005, foi reconhecido com Menção Honrosa pela sua reportagem “Dossiê do Trabalho Escravo”, no XXVII Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Também foi homenageado pelo Ministério do Trabalho e Emprego pela reportagem “Amigo da Infância”, publicada na Repórter Brasil.

            Natália Zen, uma das organizadoras do evento, disse que o “a proposta central da palestra foi sair de discussões teóricas da universidade e ouvir de um profissional experiente que é possível exercer um jornalismo que efetive mudanças positivas”.

            O CACOFF já tem outros eventos programados: hoje, dia 23 de setembro, haverá um grupo de discussão sobre o ENADE, na sala 71. No dia 1º de outubro, será organizada uma mesa redonda sobre o tema “Coletivos de Comunicação: organização e atuação”, e no dia 3 de outubro haverá a Conferência Interregional de Comunicação, organizada pelo CACOFF, pela Jornal Junior e outras entidades de Bauru, em local ainda indefinido.

 

 

ACI - FAAC/Unesp

O CACOFF junto com o CAPSI organizam um grupo de discussão na sala 71.

O ENADE é uma contestada prova que avalia os cursos superiores. Em 2006, última vez que os alunos de comunicação foram convocados a faze-lo, após uma assembléia decidiu-se pelo boicote à prova seguido de manifestação.

E esse ano? Faremos ou não a prova? 

Essa é uma escolha coletiva, que demanda reflexão, discussão e ao final união!

Então dia 23/10 às 17:30 todos à sala 71 no grupo de discussão sobre o ENADE!

 

O evento, que aconteceu no dia 16 na central de salas, contou com a presença de aproximadamente 60 estudantes de jornalismo.

O editor de jornalismo da Repórter Brasil explicou um pouco sobre as frentes de atuação da Ong, tais como a produção de notícias, reportagem e um programa radiofônico, a base em três importantes pilares: educação, formação e prevenção, além de pesquisas de cadeias produtivas, trabalhos de comunicação comunitária e atuação política, sendo principalmente um forte articulador entre diferentes organizações e entidades locais.

O profissional enfatizou que o fortalecimento das relações entre jornalismo, democratização da comunicação e movimentos sociais deveria se dar pela “importância do interesse público e pela multiplicidade de discussões e contraposições de opiniões”, o que, de acordo com Hashizume, não acontece com muita freqüência nas mídias comerciais/empresariais.

Após a apresentação, foi aberto espaço para perguntas: o que caracteriza um trabalho escravo, como o jornalista exerce a profissão no terceiro setor, como é a estrutura e o funcionamento da Repórter Brasil, qual o poder de sustentabilidade de uma imprensa alternativa, entre outras questões.

Hashizume acredita que hoje não há um modelo estabelecido para a prática do jornalismo fora das grande mídias. No entanto, "já tem muita gente trabalhando, mas são meios que são pouco divulgados". Ainda sim, para ele é essencial "a vontade de transformação", pois hoje, com a internet, demanda e espaço é o que não falta.

Maurício Hashizume, atual editor de jornalismo da ONG Repórter Brasil, virá ao campus de Bauru para um diálogo com os estudantes de comunicação sobre o tema “democratização da comunicação e movimentos sociais”. O evento acontece nessa quarta, dia 16 de setembro, às 19h na central de salas.

Dono de um extenso currículo, o jornalista já trabalhou como repórter e editor da Carta Maior, repórter do Jornal Internacional Press, no Japão, do Guia 4 rodas e da estação UOL Esporte, apenas para citar alguns trabalhos.

Já na pratica de um jornalismo em defesa da justiça, Hashizume obteve reconhecimento com a Menção honrosa na categoria Internet - Dossiê do Trabalho Escravo (pela Carta Maior) no XXVII Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2005) e com a Comenda “Amigo da Infância" (pela Repórter Brasil), homenagem entregue no Rio Grande do Norte pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A luta contra o trabalho escravo e infantil, o comprometimento com comunidades desfavorecidas, o desmascaramento de práticas ilegais e o incentivo aos biocombustíveis são alguns temas que podem ser encontrados no portal da ONG Repórter Brasil: http://www.reporterbrasil.org.br/.

A proposta central da palestra é sair de discussões teóricas da universidade e ouvir de um profissional experiente que é possível exercer um jornalismo (e também uma comunicação social) para efetivar mudanças positivas em tantas questões emblemáticas da sociedade brasileira. Lembrando que é nesta quarta, 19h na central de salas! Participe!

Na última quinta-feira, dia 10 de Setembro, a 2ª Festa do Caco, que aconteceu no Under Rock Bar, contou com cerca de 200 pessoas e animou a galera durante quase 7 horas seguidas.

A galera que foi no Under curtiu o som da banda de rock universitário Punk Brewsters, com Rodrigo Verídico no vocal, gaita e baixo, Guilherme Nico na guitarra e Bruno na bateria; e pode aproveitar também a banda que vai do “rock reggaeado até um samba funkeado, com uma pitada de baião”, Gnomus Verdes Fritos, com Berna Marquez na voz, guitarra e gaita, Marconez, na voz e percussão, Felipe Motta, no baixo, Will na bateria e Alexandre B.O. na voz e guitarra.

A 2ª Festa do Caco foi das 23 horas de quinta até as 6 horas da manhã da sexta-feira e o CACOFF animou ainda mais quem compareceu ao oferecer duas doses de pinga para os 100 primeiros que entraram na festa.

O CACOFF agradece a presença da galera que compareceu na festa e o Under Rock Bar, que fica na Rua Antônio Alves, 19-47.

Segue o link com o conteúdo do mini-curso ministrado pelo professor Chico Maia, no arquivo além dos principais tópicos envolvendo a política de captação de editais, há uma lista de sites que publicam editais.


http://www.4shared.com/get/132904938/58c48478/Oficina_Unesp.html
     Aconteceu no dia 09 de semtembro a mesa redonda CONFECOM: Primeira Conferência de Comunicação do Brasil, Sala 1 da Unesp de Bauru. O evento organizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes (CACOFF) e a Empresa Júnior de Jornalismo, contou com a presença de cerca de 130 alunos da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação. A atividade fazia parte do calendário de mobilização da organização pró-conferência de comunicação em Bauru. 

  Luiz Marcos Ferreira, mestrando da Unesp-Bauru, abriu as falas apresentando um panorama da conferência municipal, e lançando uma proposta de problematizar questões pertinentes aos estudantes de comunicação. O professor e jornalista Zarcillo Barbosa abordou a história da comunicação brasileira, seu processo de formação e também a diferença entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Pedro Ekman, do coletivo INTERVOZES de São Paulo, entidade que compõe a comissão organizadora da conferência nacional, apresentou as regras gerais da CONFECOM e propostas de eixos temáticos a serem discutidos na conferência. Márcio dos Santos, representante do setor de comunicação do MST, falou de como a grande mídia criminaliza a pobreza e os movimentos sociais e de como a democratização da comunicação é importante para os setores menos favorecidos da sociedade. 

   
  Todas as falam ressaltaram a importância da democratização da comunicação afim de reverter o quadro de monopólio exercido pelas grandes comporações midiáticas brasileiras.


Galera, não percam hoje a festa do CACO! As primeiras 100 pessoas ganham 2 doses de pinga! Quem fez carteirinha do CACOFF terá o nome na lista e pega 3 reais, apresentando o RG!
A banda Punky Brewsters e Gnomus Verdes Fritos animam a festa! O CACO já tá bebado!!!!!
do Portal Vermelho:

A deputada Jô Moraes, do PCdoB de Minas Gerais, criticou a decisão do Supremo e defendeu a aprovação das proposições legislativas que tentam restabelecer a obrigatoriedade da formação específica.

Segundo ela, o fim do diploma interessa às empresas de comunicação que querem ter maior controle sobre o conteúdo do que é divulgado:

"Ao restringir, ao precarizar a profissão, nós estamos desqualificando o exercício da informação. Nós precisamos cada vez mais ter profissionais que tenham capacidade crítica e que possam no seu exercício, no exercício da sua profissão ter condições de efetivamente ter um compromisso único com a verdade".

ouça os áudios da reportagem em: http://www.vermelho.org.br/radio/noticia.php?id_noticia=114578&id_secao=35
Os filmes devem ter como tema Comunicação, Cidadania, Educação, Economia,
Humanidades, Política ou Saúde.

Canal público da Câmara vai pagar R$ 5 mil pelo licenciamento de
documentários brasileiros por 24 meses. As inscrições vão até 16 de
outubro.

A TV Câmara divulgou nesta terça-feira edital em busca de documentários de
qualidade narrativa e temática para a sua programação de 2010. O filme
pode ter sido produzido em qualquer ano, mas deve ter entre 20 e 59
minutos. As inscrições vão até o dia 16 de outubro e podem ser feitas por
pessoas físicas ou jurídicas que detenham os direitos patrimoniais da
obra.

Já no ato da inscrição, o responsável precisa indicar o eixo temático ao
qual gostaria de vincular o filme. A TV Câmara trabalha com sete eixos
diferentes: Comunicação, Cidadania, Educação, Economia, Humanidades,
Política e Saúde. O anexo 1 do edital traz uma lista que ajuda a escolher
o eixo temático.

Serão escolhidos seis documentários para cada eixo, o que soma 42 filmes a
serem adquiridos de uma só vez. O prêmio de R$ 5 mil será concedido em
troca de um licenciamento, não exclusivo, por 24 meses. De acordo com o
Termo de Licenciamento disponível no edital, não há limites para o número
de exibições na TV Câmara, mas o canal não terá autorização para ceder os
documentários para outras emissoras.

Inscrições
Para efetivar a inscrição, o responsável precisa enviar a ficha disponível
no edital e duas cópias em DVD para a comissão especial designada para
selecionar os filmes. Se as inscrições estiverem dentro dos critérios
estabelecidos pelo item 2.5 do edital, o responsável receberá uma
comunicação via e-mail com a confirmação. Não há limite para o número de
obras inscritas pela mesma pessoa.

A comissão de seleção, composta de quatro especialistas em narrativa
audiovisual e documentário, vai avaliar cada filme utilizando critérios
definidos no edital. Os filmes com as seis maiores pontuações finais de
cada eixo temático receberão os prêmios.

Os candidatos deverão observar com atenção o item 4.2 do edital, que lista
a documentação necessária para o recebimento do prêmio. É imprescindível
que a obra tenha o Registro de Título e o Certificado de Produto
Brasileiro, emitidos pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). O ganhador
não pode ter débitos com a Receita Federal, nem com o Instituto Nacional
do Seguro Social (INSS) ou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
(FGTS). De acordo com a legislação fiscal brasileira, se o licenciante for
pessoa física, o pagamento do prêmio sujeita-se à retenção do imposto de
renda (IR) na fonte. Já no caso de pessoa jurídica, não há retenção de IR.

Os interessados podem encaminhar dúvidas para o e-mail:
documentarios@camara.gov.br
Mesa redonda CONFECOM: Primeira conferencia sobre comunicação brasileira.

Será realizada em Bauru a mesa redonda: I CONFECOM: Primeira conferencia sobre a comunicação brasileira. O CONFECOM (Conferência Nacional de Comunicação) surgiu como idéia em junho de 2007, ao final do Encontro Nacional de Comunicação, por parlamentares, pesquisadores, trabalhadores e representantes de movimentos sociais.
Este ano, no dia 16 de abril, o Presidente Luís Inácio “Lula” da Silva decretou a realização do I CONFECOM: “Comunicação: meios para construção de direitos e cidadania na era digital”. O evento acontece do dia 1º ao dia 3 de dezembro deste ano, em Brasília.
O evento conta com a participação de representantes da sociedade e do poder público. Para escolher os representantes cívicos, serão realizados discussões regionais, elegendo-se representantes que participarão de discussões estaduais e, por fim, elegendo os representantes nacionais.
O Centro Acadêmico de Comunicação (CACOFF) e a Jornal JR., juntamente com outras entidades de Bauru, realiza no próximo dia 08/09 (terça-feira) uma mesa redonda para se discutir o I CONFECOM. A mesa acontece no anfiteatro da sala 1, à partir das 19 horas.
A mesa conta com as presenças do Prof. Dr. Zarcilo Barbosa, Luis Marcus Ferreira (Articulador do CONFECOM municipal em Bauru), Beatriz Costa Barbosa (Representante do Coletivo de Comunicação INTERVOZES. Articulação do CONFECOM nacional) e Márcio José dos Santos (Setor de Comunicação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra).
Por Raphael Bispo, da Jornal Júnior

No dia 06 de Setembor houve a entrega do Prêmio Relações Públicas do Brasil, em reconhecimento aos profissionais que contribuem para o desenvolvimento da área. O evento faz parte do congresso Intercom desde 2006, quando o prêmio foi instituído.
Organizado pelo Portal RP-Bahia, o prêmio pode ser considerado uma homenagem póstuma a Luiz Gonzaga, que sempre lutou pela valorização da profissão de Relações Públicas. A principal condecoração dessa premiação é a “Medalha 2 de Dezembro”, concedido anualmente à quem leva os Relações Públicas a novos patamares, eleito por uma comissão. Nesta quarta edição, Waldir Gutierrez Fortes, professor da Universidade Estadual de Londrina, foi exaltado pelo seu trabalho no Portal RP.
Uma comissão também elege os “Amigos das Relações” que homenageia profissionais de outras áreas que valorizam as Relações Públicas. Em 2009, foram lembrados Dr. Clóvis de Barros Filho (ECA/USP) e Dr. Antônio Carlos Hohlfeldt, presidente do Intercom, que trouxe o evento para dentro do Congresso.
Outros prêmios foram concedidos a Marco Rossi (Profissional de Mercado), Fábio França (Professor Pesquisador), Maria Estela Tomazzi (in memorian) e Ana Paula Garcia (Profissional Revelação).

acompanhe mais sobre o INTERCOM: http://www.jornaljunior.com
Por Renan Simão, da Jornal Júnior

Essa post foi feito usando um notebook em rede sem fio durante uma apresentação, postando informações da palestra nesse blog e “tuitando” sobre os acontecimentos do Intercom quase em tempo real. Essas novas ferramentas foram incorporadas ao chamado “Jornalismo Móvel”, tema da palestra do professor de comunicação social da UEPB, Fernando Firmino.

“Hoje se tem disponível uma grande quantidade de meios para absorver uma informação. Na internet existe a convergência das mídias tradicionais e, assim, há uma maior possibilidade de ver uma notícia, não apenas no rádio ou na TV.”, explica o professor.

Numa palestra repleta de vídeos e apresentações on-line, Fernando, mostra as influências das novas tecnologias na forma de obter e transmitir a informação. Um dos exeplos mostrados foi de uma reportagem feita por um celular e transmitida na TV ao vivo.

"Essa produção de conteúdo pode ser interessante. Porque uma pessoa pode estar num lugar onde um jornalista pode não estar. É interessante do ponto de vista jornalístico e também social.", afirma Fernando.

O tempo em que personagens de desenho falavam a um dispositivo com imagem real chegou. E o jornalismo tira proveito disso passando cada informação, quase que literalmente, em todo lugar e a cada segundo.
A jornal Júnior - agência junior de jornalismo da unesp - está cobrindo o INTERCOM, em Curitiba.
Todas as matérias do evento estão disponivéis no seguinte endereço: http://www.jornaljunior.com/
As reportagens são feitas pelos alunos do curso de jornalismo.
No blog do cacoff iremos postar algumas da matérias realizadas por eles.

O CACOFF promoveu ontem, dia 2 de setembro de 2009, o Minicurso “Política dos Editais: elaboração e captação de recursos”, ministrado pelo Professor Chico Maia.
O Minicurso contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre elas, alunos de Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas e Arquitetura da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP.
Entre às 15h e 18 horas de ontem, o professor Chico citou desde fontes de recursos como o CNPq e Capes, as Leis de incentivo à cultura, a definição de editais e os elementos básicos para a criação de projetos, detalhando-os e orientando os alunos quanto aos processos cruciais para o desenvolvimento de um bom trabalho.
O professor destacou em seu minicurso a falta de bons projetos para editais e se disponibilizou para ajudar os alunos a colocarem suas idéias e projetos em prática.


Sites citados pelo professor para a procura de editais:
www.cultura.gov.br
www.cnpq.br
www.convenios.gov.br
www.dearo.com.br
www.marketingcultural.com.br
www.setor3.com.br
www.petrobras.com.br
www.gife.org.br
www.fgv.br/fosocial
www.abong.org.br
www.rits.org.br


Chico Maia já lecionou para os cursos de Jornalismo e Relações Públicas da UNESP de Bauru, e é, atualmente, diretor do Departamento de Comunicação Externa do gabinete do Prefeito de Bauru.
O contato para falar com o professor é pelo e-mail chicomaia@bauru.sp.gov.br, ou pelo telefone (14) 3235-1426.



Vem aí a segunda festa do CACO, dia 10/09 no Under Rock Bar!
GD's de Quarta... Estão de volta!

Direto do blog do DACEL http://chapapedranosapato.blogspot.com/

Olá, unespianos!

Estamos retomando os Grupos de Discussão de quarta-feira!
Como proposto no semestre passado, vamos realizar os GDs de forma temática.
Para essa quarta-feira(02.09.09), o tema será: "Financiamento da Universidade Pública - Se é pública então é de graça?"

Discutiremos sobre como se dá o financiamento da Universidade, principalmente a nossa, a Universidade Estadual Paulista - Unesp.
Para a semana seguinte, propomos que os participantes desse primeiro GD escolham a temática que lhes for pertinente, que tenham dúvidas etc.
Contamos com a presença de todos!

O Grupo de Discussão acontece sempre às 17:30, quarta-feira, em frente à biblioteca.

Até lá!
por CAPSI às 9/01/2009 08:22:00 PM |
3º CONTATO oferece atividades multimídia gratuitas para São Carlos e região

Entre os dias 7 e 12 de outubro, Festival promove shows musicais na Praça Coronel Salles, dentre muitas outras atrações


O CONTATO - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica é um projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que busca fomentar o cenário cultural de São Carlos e da região central do Estado de São Paulo como um todo, desenvolvendo integração em torno de atividades artístico-culturais e de comunicação. O evento é composto por apresentações gratuitas de música, cinema e arte eletrônica; atividades de formação para o público em geral e de aperfeiçoamento de profissionais nas áreas abrangidas; e debates amplos sobre as temáticas abordadas.

Desde a sua primeira edição, o Festival CONTATO busca consolidar-se como um espaço de intensa pesquisa, troca, colaborações e de disseminação das ações promovidas durante o evento. Nessa busca são envolvidos projetos e ideias, em ações potencializadas pela interação entre a comunidade regional, artistas, comunicadores, comunidade universitária e todos aqueles que participam do Festival. São atores e agentes somando esforços para promoção da diversidade, fomento à cultura independente, democratização de processos criativos e do acesso à Comunicação e à Cultura.
O Festival, que é realizado anualmente por projetos da UFSCar, já está em sua terceira edição. O 3° CONTATO acontece de 7 a 12 de outubro de 2009, na Universidade e na Praça Coronel Salles, além de outros espaços do Município. O evento tem vários apoiadores, dentre eles a Prefeitura Municipal de São Carlos, através de sua Coordenadoria de Artes e Cultura, o que torna o Festival um evento da cidade de São Carlos, que busca cada vez mais envolver a população do Município em sua realização.

A programação do 3º CONTATO reflete a experiência com os shows musicais realizados nas edições anteriores, que apresentaram atrações nacionais e internacionais, como o tropicalista Tom Zé, o australiano Daevid Allen e, diretamente de Seattle (EUA), a banda Mudhoney, considerada a criadora do movimento grunge.

Mais informações podem ser obtidas no site www.contato.ufscar.br, ou pelo telefone (16) 3351-8782.