1 ano de RU na Unesp Bauru: que pensam os estudantes? (parte 5)

Estudantes almoçando refeições remanescentes após o período de funcionamento do RU do último dia 12. O corte de refeições que se seguiu com o período de férias pegou de surpresa os que costumam almoçar por essa via nesta última semana. (foto: Ninjoco)


Na última terça-feira, muita correria pra não perder o horário do RU: desço do ônibus dois pontos antes do Ubaiano e entro pelo portãozinho que leva aos domínios da FC; com uma corridinha chego ao prédio faltando um minuto. Camaradagem da lista das refeições remanescentes esperando a sua oportunidade de comer, e quando vejo ouço que só haviam 3 refeições remanescentes.
- Mas como? - perguntei aos colegas de mesa.
- Parece que cortaram algumas refeições por causa das férias.
Houve cortes em parte do total de 300 refeições: pelo ouvido, na segunda foram servidas 150 e na terça 200. O mínimo esperado diante disso é algum comunicado da AG, com o fim de estimular o consumo das refeições. Afinal existe uma demanda que fica a parte dessa lógica e não as consome, levando a esse corte, que notoriamente seve para que se evitem desperdícios.
Durante as férias da FC, que vão até o próximo dia 29/02, e as da FAAC, que vão (justamente) do dia 29/02 até o dia 21/03 e as da FEB, que serão entre os dias 24/02 e 13/03, podem haver reservas online para todos os dias das semanas subsequentes na página da AG durante o período. A divulgação através dos centros e diretórios acadêmicos seria benéfica aos estudantes, demonstrando o peso da demanda de nosso campus e melhorando o acesso ao RU nesse período de calendários ainda desemparelhados devido às greves de 2013 e 2014.
Lembrando que o período de reservas online segue o horário das 7h30 de segunda até as 12h de quinta, com compra de refeições não reservadas na sexta. Alterações no período ocorrem conforme feriados.
Também é possível comprar refeições não reservadas no dia em que são servidas durante a manhã, antes das 11h30, início do período de funcionamento.

Congestão com a reserva online
- (...)A gente sabe muito bem que na segunda feira é uma quantidade razoável, de terça a quinta é muito alta a procura e na sexta-feira é muito baixa. Na sexta tem desperdício e na quarta falta comida. Então precisamos nivelar isso. Ao invés de deixar 300 por dia, ser semanal o limite - pois quem paga é a faculdade - talvez mude ou melhore alguma coisa.
Lá na moradia Luis Henrique me passava muitas ideias diferentes do comum quando o assunto era reserva - em poucos instantes depois das 7h30 o site chega até a ficar fora do ar. Perguntei ao trio também sobre a situação da reserva online. Patrícia estuda à noite, e afastada da oportunidade de usar o RU, me disse nunca ter feito a reserva online:
- Eu nunca comprei online. Tinha que comprar lá na AG, era bem complicado, tinha filas enormes. O pessoal tinha que ir 2 horas antes, tinha pessoal do integral que perdia um pedaço da aula pra ficar na fila e poder comprar.
Daniel, que também estuda à noite, opinou:
- Acho viável. Mas acho que dá pra melhorar, pondo um aplicativo no celular, e pra pagar, alguma forma de débito ou coisa assim.
Falar de “formas de débito” remete justamente a um modelo de RU onde são colocados créditos e as refeições são consumidas nos dias e horários que forem convenientes ao usuário.
Se há um fato que faz mal e complica o uso do sistema do RU são as limitações do seu servidor. Luis Henrique argumentou em torno de aspectos técnicos do sistema da AG:
- O sistema no geral tem como melhorar, só de organizar ele um pouco melhor já facilitaria o acesso. Ele é complexo para acessar pelo celular, tem muita ‘sujeira’, coisa carregando junta, isso atrapalha um pouco. Só de reorganizar, sem fazer nenhuma mudança estrutural, já ajudaria bastante.

João Vitor Reis (Ninja) foi coordenador de assistência ao estudante (2011-2014) nas chapas 'Reativa e 'Reforma' do Diretório Acadêmico 'Di Cavalcanti' (DADiCa).


Posts relacionados

Nenhum comentário: