O primeiro almoço no R.U com gosto de contradição

/
0 Comments
(Foto: CACOFF)

Inaugurado hoje, o R.U da Unesp-Bauru precisará de mudanças se quiser corresponder a 20 anos de expectativas


‘’Existem cerca de 6.693 pessoas envolvidas de alguma forma com a Unesp Bauru em todos os períodos. Apenas 300 refeições serão servidas e somente no período diurno.’’ Essa era a primeira informação disponível no panfleto entregue pelo Movimento Estudantil da Unesp na inauguração do Restaurante Universitário.

Nesta segunda feira, dia 19 de janeiro de 2015, após mais de 20 anos de mobilização estudantil, finalmente os estudantes poderão se servir de refeições acessíveis e saborosas. Pelo menos aqueles que conseguirem vencer as filas, a burocracia e chegar primeiro que seus colegas na Administração Geral (AG), onde se compra o ticket.  ‘’Isso já devia ser previsto. Todo mundo já sabia que ia acontecer. É um descaso da reitoria. Eu mesmo hoje perdi uma hora de aula para ficar na fila. Vai ser isso todo dia, eu acho’’, diz Lucas Piragini, estudante de Design.

Até nossa apuração, havia pouco mais de 1500 pessoas cadastradas no sistema do R.U na Administração Geral, ou seja, um número 5 vezes maior do que as refeições que são oferecidas. É claro que dentre essas 1500 muitas não comerão todos os dias, mesmo porque o número servido é muito inferior e não há refeições noturnas, porém já foi possível se deparar com filas relativamente grandes, principalmente na compra do ticket, desde o primeiro dia de funcionamento do prédio.

     A presidenta do GAC e diretora da FC, prof. Dagmar. (Foto: CACOFF)

Quando questionada sobre a possibilidade de aumento do número das refeições, caso a demanda se comprove, a diretora da faculdade de ciências e presidenta do Grupo Administrativo do Campus (GAC), Dagmar Hunger, afirmou que ''teríamos que negociar com a empresa, o contrato tem seu tempo determinado. Depende da avaliação do contrato.'' Atualmente o contrato permite um aumento de 25% do número de refeições atuais, o que corresponde a exatas 75 refeições. Além disso, o diretor técnico-administrativo do campus, Cláudio de Martino, disse que não há perspectivas em relação à refeições noturnas:  ‘’Há a possibilidade, mas, não nesse contrato. Para que possa haver refeições noturnas nós teríamos que fazer uma nova licitação – vendo que esse contrato não contempla as refeições noturnas’’. O contrato com a Silus Serviços Eireli - EPP, empresa privada que comanda o Restaurante, tem duração de 15 meses.


Desencontro de informações

Sobre a questão da terceirização alguns problemas pontuais devem ser lembrados, como o salário reduzido dos funcionários, a dificuldade de reivindicações trabalhistas e mudanças de carga trabalho sem a remuneração do banco de horas, como já chegou a acontecer com funcionárias (os) terceirizadas (os) da limpeza aqui em nosso campus.

Quando questionados sobre a possibilidade de funcionamento do R.U com funcionários públicos, houve um desencontro de informações por parte do GAC e a AG.  Dagmar afirmou que existe esta possibilidade: ‘’Sem duvida nenhuma, se nós avaliarmos. Por isso eu acho importante o papel da comissão (do RU). Não só da comissão como da nossa comunidade. Se não está correspondendo, vamos reavaliar o que a gente pode mudar. Sempre o principio é corresponder as nossas expectativas, nossos anseios e nossas necessidades.’’ Já o diretor administrativo, Cláudio De Martino afirmou que não. ‘’Depende da reitoria, de como esse ano vai se desenrolar; eles tiveram alguns cortes e deram uma segurada nas contratações. Por isso essa decisão não depende de ninguém aqui do Campus, não depende do GAC, é uma decisão da reitoria autorizar a abertura dos concursos, se eles entenderem que seria adequado. Se isso acontecesse nós faríamos as contratações.’’ É importante ressaltar que o R.U está sendo subsidiado tanto pela reitoria, quanto pelas unidades (FAAC, FEB e FC).


    
    Intervenção feita pelo movimento estudantil, no primeiro dia de R.U. (Foto: CACOFF)

Nutrição e cardápio

Tendo em vista o melhor cardápio, foi feita uma pesquisa com os outros R.Us da Unesp para a definição do que será servido, já que até o momento não se sabia as preferências dos estudantes, conforme diz a nutricionista, Thayane Caobianco.  ‘’Tentei colocar pratos de preparação caseira pensando em agradar a maioria das pessoas’’, afirma.

Foi disponibilizado um e-mail do R.U (ru@bauru.unesp.br) aberto à sugestões de cardápio.Também possível falar diretamente com a nutricionista no prédio do R.U.  ‘’A gente está totalmente abertos. Estamos pensando em fazer pesquisas para agradar o máximo a maioria’’, diz a nutricionista.  


Confira abaixo o vídeo produzido pelo Cacoff da inauguração do R.U




Posts relacionados

Nenhum comentário: