Em Outubro de 2013, o Conselho Nacional de Educação, CNE, publicou a Resolução CNE/CES nº 1, instituindo novas diretrizes para o curso de graduação em Jornalismo.

As Universidades tem 2 anos para adequar-se. A carga horária do curso aumenta de 2700 horas para 3000 horas.

As diretrizes foram elaboradas por especialistas, reunidos em comissão indicada pelo MEC. Foi formulada também a partir de consulta pela internet e três audiências públicas, com a participação da comunidade acadêmica, profissionais, empresas, representantes de entidades da sociedade civil.

As novas diretrizes se inspiram no Programa do Ensino de Jornalismo elaborado pela FENAJ, FNPJ, SBPjor e Intercom, cujo debate iniciou-se em 2009.

Na Unesp, a reunião que deu início às discussões sobre as Novas Diretrizes Curriculares e o novo Projeto Político Pedagógico do curso de Jornalismo se iniciou na última terça-feira (25/11). Os principais pontos de renovação aqui discutidos foram:

- Estágio Obrigatório
- Atividades complementares
- Contratação de Docentes
- Disciplinas Optativas
- Diretrizes para equivalências de disciplinas em casos de Intercâmbio
- Adição de Espanhol ao currículo

As reuniões deliberativas são esperadas para a terceira semana de Janeiro.

O problema principal que surge para a nova grade curricular no nosso caso é a contratação de professores. O posicionamento da reitoria dificulta a contratação de novos docentes e as diretrizes apontam a adição de uma segunda língua ao curso, por exemplo. Além disso, o curso de Jornalismo da Unesp Bauru precisa de seis novos docentes.

Foi de entendimento geral que a contratação de professores e a captação de recursos para laboratórios são fundamentais.

As atividades complementares e a institucionalização de projetos de extensão, carecem de discussões organizacionais para a distribuição de tarefas de supervisão para os docentes. Também aumentam as cargas horárias dos docentes devido ao acompanhamento dos estágios e Trabalhos de Conclusão de Curso.

Disciplinas de Jornalismo sem professores efetivos:

1º Semestre:

Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação A
Jornalismo Impresso I
Planejamento Gráfico-Editorial em Jornalismo I
Jornalismo Radiofônico II
Telejornalismo I
Planejamento em Comunicação

2º Semestre:

Fluxos da Informação e Estrutura da Produção Jornalística
Jornalismo Radiofônico I
Planejamento Gráfico-Editorial em Jornalismo II
Planejamento Gráfico-Editorial em Jornalismo III
Semiótica da Comunicação

Frente a isso, destacamos a importância da participação dos estudantes na construção deste processo. Nós sabemos as demandas que temos em sala de aula e temos muito a contribuir para uma grade curricular de qualidade e que leve em conta a realidade da nossa profissão. 

Este é o momento para mudarmos os pontos que sempre criticamos em nossa grade curricular, como seu inchaço e a falta de disciplinas digitais. 

O CACOFF está acompanhando de perto as discussões e lutando para que ocorram da maneira mais democrática possível com reuniões abertas. Contamos com a participação de todos.

Textos complementares:

- Novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Jornalismo:

- Revista CULT - “O Jornalismo no país dos cartórios: Pelas novas Diretrizes Curriculares, a profissão está muito mais associada ao diploma que a um propósito social abrangente”:

- Por uma práxis da comunicação na formação de um comunicador comunicólogo (defende a superação da dicotomia entre prática e teoria para avançar em direção à práxis na comunicação)

- FENAJ - Pesquisa Perfil Jornalista Brasileiro:

- MEC: “Comissão entrega propostas sobre os cursos de Jornalismo”

Siglas:

FENAJ - Federação Nacional do Jornalistas
FNPJ - Fórum Nacional de Professores de Jornalismo
SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo
Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação



A chapa ''Sinergia'', recém eleita para a gestão do CACOFF no próximo ano, reforça seu compromisso com a representatividade estudantil, com a politização e integração dos estudantes de Comunicação Social. Para isso, entendemos ser importante a existência de meios de acesso à informação de assuntos de interesses dos estudantes, principalmente por se tratar de um Centro Acadêmico de Comunicação.

Por isso, o CACOFF está reativando seu blog, além da elaboração de outras mídias que vão além da virtual, buscando, com isso, não restringir o acesso à informação.

Uma das funções do blog será a ponte entre as instâncias acadêmicas e os estudantes de comunicação. Essa ligação se dará com os repasses dos conselhos de curso (RP, Jornalismo e Rádio) explicando o que foi discutido em cada uma das reuniões. Além disso, pretendemos servir de fonte de informação sobre questões estudantis não somente ligadas aos cursos, mas da Universidade como um todo. 

O nosso objetivo com o blog é aumentar a participação estudantil na política do campus, tanto nos órgãos burocráticos quanto nas nossas organizações internas, e contribuir para que os estudantes estejam por dentro do que se passa na administração da Universidade.


Curta nossa página no Facebook: http://goo.gl/3uOsBn

Para outras informações sobre a FAAC curta também a página do DADiCa (Diretório Acadêmico ''Di Cavalcanti''): http://goo.gl/Gvy79N

Para informações sobre o nosso campus, a nível do movimento estudantil, curta o Mobiliza Bauru: http://goo.gl/LepV4Y