Para concorrer às cadeiras disponíveis no Diretório Acadêmico “Di Calvacanti” (DADICA) as chapas devem se inscrever entre os dias 21 e 23 de novembro de 2012, até o meio dia.
A chapa deve ser composta de no mínimo oito e no máximo 16 alunos da FAAC e seu mandato será de um ano, vigente para 2013.
Para se inscrever as chapas e/ou alunos interessados devem entrar em contato com os membros da Comissão Eleitoral, através dos seguintes emails:

Bruna Mantuan - bru_mi@hotmail.com
Jéssica Costa - jsklp@hotmail.com
Mariana Ribeiro - marianaribeiro.mr@gmail.com

Você sabe o que é um Diretório?


O diretório acadêmico de uma universidade é o órgão responsável pela representação dos alunos em importantes reuniões e debates em diversas instâncias da Universidade. Um exemplo da importância dos Diretórios é a representação discente Congregações, no GAC (Grupo Administrativo do Campus), nas Comissões Assessoras (Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração, Moradia, Restaurante Universitário), nos departamentos e biblioteca. 

Por isso, é importante que este espaço de representação, participação e voz dos alunos diante da instituição não se perca e mais do que isso, se consolide como ferramenta de diálogo entre a Unesp e seu corpo estudantil. 

O Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes (CACOFF) da UNESP de Bauru vem através desta nota manifestar seu apoio aos alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que estão em atualmente greve. Os universitários protestam contra o ato unilateral e antidemocrático, do Conselho Superior da Fundação de São Paulo, que nomeou como reitora a candidata menos votada na lista triplíce.
A decisão do presidente Dom Odilo Scherer passa por cima de um processo eleitoral, construído em conjunto por todas as categorias que forma a universidade. A comunidade "pucciana" optou pela reeleição do professor Dirceu de Mello, e não a vitória de Anna Cintra, e deve ter a sua vontade respeitada.
A democracia não pode ser tornar um jogo de faz de conta. Não podemos ficar inertes quando atitudes de caráter autoritário são tomadas. Devemos caminhar para o fortalecimento de processos políticos participativos e efetivos. A PUC-SP, que é uma das poucas universidades que garantem a paridade nas eleições deve avançar e não retroceder nesse campo.
Como bem disse o professor de Direito da USP e o juiz de Direito do Trabalho, Jorge Luiz Souto Maior:
"O fato é que por meio da atuação política, que é essência da democracia, pode-se questionar, a qualquer instante, a validade constitucional da regra, pondo em relevo a sua função antidemocrática. A regra que permite a um grão-chanceler, governador ou presidente nomear qualquer um dos integrantes de uma lista, não respeitando a ordem da votação, é antidemocrática, gerando o grave efeito de que o “nomeado” não se vê comprometido com a democracia, ou seja, com a vontade da maioria dos eleitores, tendendo a retro-alimentar a lógica do clientelismo e do desenvolvimento das atribuições do poder no contexto das relações pessoais."
 O CACOFF está ao lado dos alunos da PUC-SP e apoia não só sua iniciativa, como a de funcionários e professores que possam também protestar visando o comprometimento do Conselho com a vontade da maioria, além da igualdade de poder de voto nas eleições acadêmicas.


Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes
UNESP/Bauru

Depois de 23 anos de espera, reivindicações e luta pela construção da Moradia Estudantil, as inscrições para o conjunto finalmente estão abertas. Calouros e veteranos podem concorrer à 32 vagas existentes nos blocos. O número é ínfimo se comparado com a quantidade de alunos que a unidade recebe, mas a liberação do primeiro bloco de apartamentos é um passo adiante na discussão sobre a permanência estudantil no campus.

Foto: Alan Schneider/G1 TV Tem Bauru
Entre os dias 12/11/2012 e 22/03/2013, as inscrições para ocupar a Moradia Estudantil estarão abertas. As inscrições poderão ser feitas no site da Seção Técnica de Apoio, Ensino e Extensão da FAAC O site da STAEPE é   http://www.faac.unesp.br/#1,253

Para fazer a inscrição, o aluno deve ir até a seção “Auxílio Moradia” e preencher a Ficha de Inscrição e o Formulário disponíveis no site. O preenchimento deve ser feito pelo computador e os documentos impressos entregues na sala do STAEPE/FAAC.

O primeiro bloco da Moradia Estudantil conta com 16 quartos espalhados por quatro apartamentos com cozinha e área de convivência. Todos os cômodos são mobiliados e os critérios de seleção dos alunos devem levar em consideração a situação socioeconômica dos candidatos e seu perfil acadêmico ao longo do curso.

Em caso de dúvidas, o estudante pode ligar para o STAEPE no número (14) 3103-6142.











Fontes: 
STAEPE/FAAC
Jcnet.com
G1.com.br