Matando dois problemas de uma vez só, o CACOFF apóia a Festa Carmen Sandiego nesta quarta-feira!

Tentando amenizar as injustiças dentro de nosso próprio quintal, a festa traz o melhor das antigas festas de rep:

Festa de Portaria
Bandas
Breja Gelada


Seja o espião que sempre quis ser nesta quarta-feira (26/10) na Rua Sebastião Pregnolato, 4-14, próximo ao Camélias e do Confiança Flex (É mais perto que a Tijuca para quem sai da Praça da Paz!!!)


Carmen Sandiego aguarda a presença de vocês!!
As principais pautas foram: - Questionário do ENADE para os alunos concluintes - Avaliação dos professores do CACOFF - Carta de encaminhamento referente ao professor Edilson - Licença saúde da professora Dalva O abaixo assinado foi encaminhado ao conselho departamental e as soluções apresentadas para os problemas referentes ao Professor Edilson foram a apresentação do programa antes do início de suas aulas, cursos de aperfeiçoamento para o professor e a partir de então ele apenas ministrará as disciplinas que condizem com o concurso prestado, no caso, Marketing. Para tal, já foram abertos concursos para Metodologia e Estratégias de Comunicação Comunitária. Foi citada a reunião para discussões em torno da avaliação dos professores promovida pelo CACOFF, onde serão sugeridas mudanças para seu aperfeiçoamento e o professor Angelo sugeriu que os alunos também fossem avaliados, que houvesse peso conforme a assiduidade dos alunos uma vez que frequentando as aulas teríamos maior chance de argumentação. O professor Zeca Marques criticou também a subjetividade do resultado da avaliação que lhe foi entregue, onde falas dos alunos são recortadas para exemplificar, sugeriu que isso mudasse e pretende auxiliar o CACOFF. Outra pauta da reunião gerou uma discussão sobre o ENADE, qual sua função e real importância, o porquê dos alunos o boicotarem e a falta de informação. O ENADE é realizado de 3 em 3 anos, conforme seu curso. Quem preenche o questionário são os alunos concluintes e, caso não o faça, não têm direito de pegar seus diplomas. Foi sugerido que a professora Roseane Andrelo discutisse em sala, e que isso ampliasse para os demais anos, onde apesar de tomar uma proporção política, a discussão é de suma importância. Louise, representante discente, acrescentou uma pauta - problemas com a professora Carmem, de Estatística - já que a aula da professora é basicamente o recorte do plano de ensino, onde os alunos 'ministram a aula' através de seminários quando, na verdade, deveriam ter aula no laboratório, o que não acontece pois o laboratório não funciona aos sábados, a não ser que a professora solicite com antecedência. A solução dada foi que será pedido ao professor Henrique (professor de Estatística anterior à Carmem) instruções quanto ao objetivo da disciplina. Quanto à licença saúde da professora Dalva, já está encaminhado o documento para a contratação de uma professora bolsista. O documento está em São Paulo e já foi assinado pelo Professor responsável, Herculano. Assim que chegar em Bauru - provavelmente essa semana - a professora será contratada. Quanto às orientações, já foram providenciados professores e, em três casos, bolsistas de mestrado, que são co-orientados pelos professores. A reposição das aulas está sendo discutida e, alunos gostariam que a professora Dalva participasse da banca avaliadora, porém sua licença é a única que não permite nenhum vínculo com a faculdade.

Relatório do CACOFF sobre Conselho de Curso (14/10)


Principais pautas:

Formato da reunião do conselho

Avaliação - fórum de avaliação

Recepção dos bixos


O professor Juarez Xavier, chefe do conselho de curso, propôs que o conselho dedicasse mais tempo para discussões quanto ao perfil do curso,formação técnica e crítica dos estudantes. A crítica do professor foi direcionado ao fato do conselho passar muito tempo discutindo questões burocráticas como equivalência de matérias, intercâmbio e alteração de notas (esses quesitos não depende da opinião do conselho, as normas da faculdade dizem exatamente o que deve ser feito em cada caso).

Novamente a avaliação dos professores foi tema da reunião. Os docentes repetiram a crítica de que a avaliação precisa ser mais direcionada e mais criteriosa – no questionário e na forma de divulgação dos resultados. O professor Juarez apontou a falta de direcionamento político das avaliações e o professor Danilo Rothberg disse que as avaliações, apesar de serem uma atitude positiva, tem gerado mais problema, entre os professores, do que possíveis melhoras.

O Pastor e o Rondon, representantes discentes de Jornalismo Noturno, argumentaram que há sim uma preocupação política na aplicação das avaliações e que constantemente o Cacoff cria espaços para que seja discutido a metodologia de avaliação proposta pelos alunos.

A orientação tirada é que, futuramente, o conselho elabore um modelo de avaliação que seja representativo das três classes que compõe ocurso ( alunos, funcionários e docentes). Outro ponto é que seja criado um Fórum de discussão do curso, o qual conte com a participação dos alunos e suas instituições, além de organizações da sociedade como a FENAJ, Fórum dos Professores de Jornalistas e comunidade.

Outra pauta da reunião foi a sugestão, feita pelos alunos,de que no próximo ano a faculdade ofereça uma semana de recepção para os calouros. A recepção seria uma apresentação do curso, dos projetos de extensão e pesquisa, dos grupos de estudo e das instituições geridas pelos alunos (Centro Acadêmico e empresas juniores). O formato da apresentação ainda não foi definido, mas há orientação para que ocorra na segunda semana para não interferir na recepção dos bixos feitas pelos veteranos.