Nesta quarta-feira, 27/04, às 17h30, o Cacoff apresenta na sala 1 o Cine do Caco com: Brad-Uma Noite Mais nas Barricadas, documentário polêmico de Brad Will, ativista da Indymedia, onde mostra o que a mídia corporativa não tem coragem de mostrar.

Brad era um dos ativistas mais atuantes do Indymedia, cheio de solidariedade, de bondade com as pessoas e o meio ambiente; um daqueles caras sempre dispostos a dar a cara para bater em manifestações na Europa, nos EUA, na América Latina. Ele era um daqueles que entravam quando a mídia tradicional saía, ou seja, quando a polícia começava a agir ilegalmente. Foi morto pelos militares contratados pelo Governo mexicano para abafar as revoltas populares que se espalhavam por Oaxaca. Foi morto com a câmera na mão, rodando... Por trás da câmera estão os amigos de Brad que, como ele, se dedicam a mostrar o que não aparece na TV.


Esse documentário foi feito para aqueles que são inconformados com as atrocidades e injustiças do mundo atual e desejam fazer alguma coisa de concreto, como filmar e contar a verdade.

O Cacoff, através do Cine do Caco, tem o intuito de proporcionar aos alunos a cultura e a oportunidade de assistir produções com assuntos de interesse coletivo. Não percam!!!

Fonte: http://docverdade.blogspot.com/2009/08/brad-mais-uma-noite-nas-barricadas-2007.html

Por Venício A. de Lima em 19/4/2011

Não há qualquer novidade, mas o registro em certas ocasiões – quase um desabafo indignado – se torna obrigatório: a lógica dentro da qual opera a mídia comercial coloca seus interesses empresariais acima de literalmente tudo, ignorando os valores fundamentais da convivência humana em busca de suas metas de lucro.

Não é necessário refazer análises sobre a comprovada relação entre o entretenimento violento, as coberturas jornalísticas da violência e o aumento da própria violência na sociedade (ver, por exemplo, neste Observatório, "A violência urbana e os donos da mídia" e "A mídia e a banalização da violência").

Alguns fatos recentes apenas comprovam o que já se sabe. Confirma-se a hipocrisia ilimitada da grande mídia comercial que, apesar de conhecer perfeitamente as consequências de seus atos, finge não ter nada a ver com o que acontece. Afinal, o Ibope confirma que os índices de audiência das redes Globo e Record cresceram significativamente com a cobertura da tragédia em Realengo (ver aqui).

A lógica do esporte na TV

Há, todavia, um outro lado da lógica do entretenimento associado às transmissões esportivas que nem sempre transparece para o grande público.

Depois do acidente de ônibus com a delegação do Vôlei Futuro, que seguia para o primeiro jogo da fase semifinal da Superliga Feminina contra o Sollys/Osasco, na terça-feira (12/4), iniciou-se uma imensa pressão da TV Globo e da Confederação Brasileira de Vôlei para o cumprimento do calendário e a realização das partidas.

O Twitter de uma das jogadoras foi reproduzido em post no blog do comentarista Bruno Voloch, na quinta-feira (14), e revela a verdadeira dimensão da perversidade desumanizada que opera nessas circunstâncias. Transcrevo:

"Indignada com a CBV, Joycinha desabafa: ‘A TV está pressionando, mas somos seres humanos’

"A pressão da TV Globo e da CBV pela realização da primeira partida semifinal entre Osasco e Vôlei Futuro até o próximo dia 19, deixou revoltada a oposta Joycinha do time de Araçatuba.

"Através do Twitter, a jogadora reclamou e se mostrou indignada:

"‘Nesse momento não tem que pensar em televisão. A televisão está pressionando, mas tem que lembrar que somos seres humanos’.

"Joycinha não economizou críticas aos responsáveis pela superliga:

"‘Psicologicamente estamos muito abaladas. Fisicamente, também não estamos legal. Estamos bem, mas para jogar vôlei, cair na quadra e saltar, não. É preciso ter o mínimo de bom senso’.

"Joycinha está com vários hematomas no rosto e com dores no pescoço.

"Conforme o blog informou, a CBV colocou à disposição do Vôlei Futuro as datas entre 15 e 19 de abril para a realização da primeira partida. A TV Globo não admite a idéia de fazer a decisão da superliga em maio e a data para a decisão está marcada para 30 de abril no Mineirinho em Belo Horizonte."

O que se pode fazer?

A saída para escapar à lógica comercial prevalente na grande mídia é o fortalecimento do sistema público que, pelo menos em tese, coloca o interesse público em primeiro lugar.

Quem sabe, viveremos para ver um marco regulatório que coloque efetivamente em funcionamento o princípio da complementaridade entre os sistemas público, privado e estatal de radiodifusão que adormece há mais de 22 anos no artigo 223 da Constituição?

A ver.


Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=638JDB001#

Ata Conselho de Curso de Jornalismo

Dia 13 de abril de 2011


Presentes: Docentes: Coordenador de Curso Pedro Celso Campos (CSO), Antonio Francisco Magnoni (CSO), Danilo Rothberg (CHU), Lucilene Gonzales. Discente: Laís Bellini (7º termo - diurno).


Datas de protocolo e semana de apresentação de TCCs:


Para defesa no meio do ano:


Protocolar dias 08 e 09 de junho.

Defesa: semana de13 a 18 de junho.


Para defesa no fim do ano:


Pré projeto - protocolar:

14/junho (jornal diurno)

15/junho (jornal noturno)

16/junho (rádio e tv)

17/junho (RP)


Protocolo final:

8/novembro (jornal diurno)

9/novembro (jornal noturno)

10/novembro (rádio e tv)

11/ novembro (RP).


Defesa: de 21/11 a 03/12.


Abaixo-assinado Nicola


Os alunos do 7º termo de Jornalismo Diurno fizeram um abaixo-assinado para questionar o professor Ricardo Luis Nicola e seus métodos de avaliar os alunos. Segundo os alunos, o professor pede que a disciplina de Jornalismo Digital II seja avaliada pela produção do Jornal Comunesp online entre outros projetos de extensão do professor, o que não é correto já que estes projetos recebem bolsas.

O professor foi convocado para uma Reunião urgente na próxima segunda-feira, dia 18 de abril às 19h.


Intercambistas e tempo para conclusão do curso


Diante da solicitação de cursar Jornalismo Digital II antes de Jornalismo Digital I que partiu

de uma aluna que fez intercâmbio, surgiu o debate sobre facilitar a conclusão de curso de alunos intercambistas mesmo que haja pré-requisitos para determinadas disciplinas.

A partir da proposta que a Unesp está encabeçando, de internacionalização da pesquisa, ficou definido que intercambistas terão o fluxo de sua grade facilitado, assim como poderão cursar em horários diferentes.


Aulas do professor João Baptista Winck Filho


Os alunos do 1º ano de Jornalismo fizeram um abaixo-assinado requisitando explicações sobre as ausencias do professor Winck. O conselho informou que o Winck estava suspenso mas retornou por uma liminar (ele foi suspenso porque alunos de rádio, no ano passado, conseguiram abrir a discusão sobre suas ausencias e metodos de disciplina). Quando o professor voltou, pediu Licensa Premium. A primeira foi negada, mas tentando pela segunda vez, o Winck consegui. Quando voltou, deu dois dias de aula e tirou licensa saúde de 15 dias que foram prorrogadas por mais 5 dias. Ele deveria voltar a dar aulas dia 11 de abril, com esses mais 5 dias, deverá voltar dia 18 de abril, segunda-feira. Ele, por enquanto, fez tudo dentro das normas, é de direito e só um perito pode negar licensa saúde. Esse 5 dias a mais, no entanto, só foram informadas ao departamento alguns dias depois que saiu (em Botucatu, pois em Bauru não tem perito para licensa saúde), assim, o funcionário responsável em avisar os alunos que não haveria aula só conseguiu mandar e-mail no dia que deveria acontecer a aula.

O professor Winck vai ter que repor todas as ausencias. As ausencias da licensa premium já foram definidas, as ausencias da licença saude ainda não.

O que podemos fazer agora é aguardar sua volta segunda, dia 18 de abril. Caso ele se ausente e não justifique, podemos tomar uma atitude.


História da Comunicação


As inscrições para o 3º processo de escolha de professor substituto para tal disciplina (o histório você pode acompanhar na ata do último Conselho de Curso, também publicada aqui), vão até dia 20 de abril. Há boatos de que haverá inscritos. Se houver, a prova acontece em uma semana, no máximo e se tudo der certo com os documentos do professor chamado, primeira ou segunda semana de maio os alunos terão professor.


ACJ


Só para constar, foi dito que o professor Antonio Carlos de Jesus pediu para se aposentar, mas foi “desaposentado” pois ele está sendo analisado num processo e enquanto não for resolvido o caso, ele não pode se aposentar, deve continuar suas atividades na universidade.



Mais informações: Reuniões do Cacoff (segunda 17h e quinta 12h)

Ou pelo email cacoffunesp@gmail.com


A Décima Noite Fora do Eixo, organizada pelo nosso parceiro Enxame Coletivo, será realizada neste próximo sábado!

O evento será realizado na Sede do Enxame Coletivo, que fica na Rua Agenor Meira, 12-39 e contará com o Proyecto Gomez (ARG), Cabana Café (SP) e discotecagem da galera do Árido Groove!

Mais informações no site do Enxame Coletivo: http://www.enxamecoletivo.org/
Ocorrerá amanhã, dia 14/04, quinta-feira, às 17h30 na sala 18, uma mesa de discussão abordando o tema "Regulamentação das Profissões de Comunicação Social".
O evento contará com profissionais da área que discorrerão sobre problemas de regulamentação, funcionamento de estágios e panoramas gerais das profissões. O enfoque será dado aos cursos de Relações Públicas, Rádio e TV e Jornalismo.


No segundo ciclo de oficinas do CACOFF, o fotógrafo do jornal Bom Dia, Cristiano Zanardi, voltou ao campus da Unesp Bauru para ensinar aos alunos técnicas avançadas de fotografia.


Cristiano leva os alunos ao bosque para fotografar



A oficina foi essecialmente prática. Cristiano relembrou algumas técnicas básicas e ensinou alguns "truques" aos alunos. Depois de praticar em sala, todos puderam sair a campo para fotografar. Lembrando que para participar da Oficina de Fotografia Avançada era preciso possuir uma câmera semi profissional.


Movimento, exposição, silhuetagem e congelamento, foram alguns dos exercícios praticados pelos alunos.


Fotos tiradas durante a Oficina foram selecionadas por Cristiano Zanardi e serão expostas no próximo Quinta no Bosque !

O Cacoff notou que a faculdade não dá suficiente apoio aos projetos acadêmicos dos alunos de comunicação. Diante disso, decidimos auxiliá-los. Tal apoio será dado por meio da divulgação dos projetos nas mídias sociais do Centro Acadêmico (Twitter, Blog, Orkut e Facebook). Para ter seu projeto divulgado envie um release sobre ele para cacoffunesp@gmail.com. Este é só o início de um processo que já deveria estar ocorrendo sob responsabilidade da faculdade. Esperamos que isso faça a diferença e ajude os alunos de comunicação.
Grupo de Discussão organizado pelo Conselho de Entidade Estudantis da Unesp de Bauru (Ceeub) vai discutir sobre Congresso de Estudantes da Unesp e Fatec (CEUF) que será realizado nos próximos dias 22, 23 e 24 de Abril em Rio Claro.


O Grupo de Discussão tem o objetivo de esclarecer e discutir com os alunos os encaminhamentos para o CEUF que, entre outras coisas, vai eleger o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNESP.


Um dos objetivos do DCE é unir as reivindicações e pautas do Movimento Estudantil dos diversos Campi da UNESP e buscar melhoras diante da reitoria. Vê-se que muitos campi ainda não possuem Restaurante Universitário e Moradia, por exemplo. O DCE é um órgão que existe para representar os alunos de todos os Campi da UNESP, lembrando que está em uma instância superior ao Diretório Di Cavalcanti que teria a função de representar os alunos da FAAC que, por sua vez, está em uma instância superior ao CACOFF que representa os alunos de Comunicação Social da UNESP de Bauru.




O Congresso vai contar também com Grupos de Discussão sobre "Opressões: contra o machismo, racismo e homofobia", "Estruturas de poder e Repressão" e "Acesso e Permanência Estudantil". Além de estudantes, o Congresso vai contar com a presença de professores e funcionários da UNESP e Fatec.



Grupo de Discussão CEEUB Dia e horário: Terça-feira às 17h30 Loca: Em frente à Biblioteca Tema: Congresso de Estudantes, Funcionário e Professores em Rio Claro