No dia 23 de junho de 2010, os alunos e entidades do campus da Unesp Bauru realizaram um Ato para denunciar e reivindicar pautas que tangem a Universidade. Entre elas estavam agilização dos processos de moradia e restaurante universitário; contra a portaria do campus que proíbe a permanência de estudantes após as 24h, uma vez que isso impede que eventos sejam realizados; contra a proibição de colagem de cartazes fora dos murais oficiais e censura dos mesmos, além de apoiar a greve dos funcionários das universidades estaduais paulistas.

Porém, o que os alunos presentes viram foi ainda mais repressão. Às 22h a Polícia Militar, acompanhada de um funcionário do Grupo Administrativo do Campus (GAC), entrou no campus com três viaturas e um camburão. Além destas, outros veículos da PM se posicionaram nos portões da Universidade, impedindo a entrada de outros estudantes. O intuito era de pressionar os alunos reunidos a fim de fazê-los abandonar o ato e irem embora.

Os estudantes, mesmo sob pressão, decidiram permanecer no campus e dar prosseguimento ao ato político, pois era uma atividade pacífica e um direito de todos.

Entretanto, no dia 18 de agosto de 2010, três estudantes foram convocados para retirarem uma intimação, responsabilizando-os, individualmente, pelo fato ocorrido. Uma reunião foi agendada para o dia 27 de agosto, com o claro propósito de punir os três estudantes.

Nós repudiamos tal atitude, uma vez que a punição tem claro caráter de perseguição. O ato, que contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, foi organizado por várias entidades do campus e não apenas pelos intimados. Repudiamos também a presença da polícia no campus, que tem como objetivo a repressão aos estudantes e a todos que lutam pelo direito de reivindicar!



Amanhã (sexta), às 13h haverá em frente à biblioteca uma manifestação em apoio aos estudantes perseguidos.

Compareçam, passem a diante!

É muito importante que todos participem, esses alunos estão correndo o risco de serem expulsos!

Contra a repressão!

O CACOFF realizará duas oficinas de como montar seu currículo LATTES.
As datas das oficinas são as seguintes:


31-08 às 17h (terça-feira)

09-09 ás 12h (quinta-feira)

R$ 2 reais, com carterinha do CACOFF
R$ 3 reais para quem não possui a carterinha.

As inscrições podem ser feitas durantes os horários de permanência postados logo abaixo.

OBS: Os alunos que já tinham feito suas inscrições no semestre passado precisam comunicar através de um email (cacoffunesp@gmail.com) a nova data que preferem fazer a oficina.
Caso nenhuma das datas forem possíveis, pedimos para que nos informem através de email também, que faremos a devolução do dinheiro.

Obrigado!
Os horários de permanência na sala do CACOFF mudaram. Agora, abriremos a sala de segunda a sexta, nos horários de 12:00 as 14:00 e 17:30 as 19:00.


Continuamos com as reuniões as TERÇAS 18:00 e as QUINTAS 12:00.


Compareçam!

Homenagem do MST aos 15 anos sem Florestan Fernandes



No dia 10 de agosto de 1995, morria Florestan Fernandes, uma referência continental no desenvolvimento metodológico e científico da sociologia. Paulista, , nascido em 1920, filho de migrantes portugueses,o sociólogo deixou mais de 50 obras, foi deputado federal constituinte, eleito pelo Partido dos Trabalhadores e professor rigoroso.

De origem humilde, fez de tudo na vida, trabalhando e ajudando a sobrevivência familiar, até romper as barreiras elitistas da USP e tornar-se seu aluno, professor e mais tarde um mestre de referencia.

Sempre manteve a coerencia ideológica de compromisso com a classe trabalhadora.

Punido pela ditadura militar , amargou o exilio.Voltou e continuou a luta em defesa da classe.

É sem duvida o mais importante intelectual organico do século XX. Bebeu na fonte dos classicos e estudou com mais profundidade as classes sociais na sociedade brasileira.

Defendeu com coragem a necessidade de uma verdadeira revolução social, que pudesse construir uma sociedade justa e igualitaria em nosso país.

http://www.youtube.com/watch?v=AmDfuadOWkI&feature=player_embedded

O Povo brasileiro, a classe trabalhadora, os movimentos sociais e os intelectuais organicos, todos os que desejamos mudanças na sociedade brasileira, ficamos de luto.

Mas, seu legado nos anima a continuar a luta.

Florestan defendeu como ninguem a importancia da educação, da formação da consciencia de classe, do acesso aos conhecimentos, como uma necessidade da classe trabalhadora para libertar-se da humilhação, discriminaçao, opressão e da exploração imposta pelos ricos e poderosos.

O MST se orgulha de ser um dos seus seguidores e ter apreendido muito com suas teorias e exemplos.

Por isso nossa escola nacional de formação de quadros, localizada em São Paulo, chama-se Escola Nacional Florestan Fernandes.

Florestan Fernandes, segue vivo, por sua obra e exemplo de vida.

“Contra a intolerancia dos ricos, a intrasigencia dos pobres”!

São Paulo, 10 de agosto de 2010.

------- // -------

"O subdesenvolvimento, em suma, tem alimentado o desenvolvimento. Esse paradoxo só desaparecerá quando os de baixo lutarem organizadamente contra a espoliação, exigindo transformações profundas na política econômica, nas funções do Estado e na estrutura da sociedade de classes". Florestan Fernandes