28/08/2009 |
Redação
Comunique-se

O Instituto Vladimir Herzog está promovendo o “Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão”. O concurso vai bancar a execução da melhor proposta de pauta sobre o tema “Garantir o Direito à Justiça e o Direito à Vida”.

Voltado para estudantes de graduação em Comunicação Social, o prêmio é um incentivo para a prática do jornalismo com ética. Além de custear a realização da reportagem, o Instituto vai indicar um jornalista como tutor e veicular a matéria em um ou mais veículos que apóiam o projeto.

As inscrições podem ser feitas até o dia 02/10 pelo site do Instituto

VENHA APRENDER COMO CONSEGUIR RECURSOS PARA VIABILIZAR O SEU PROJETO!!!!

O CACOFF (Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernades) realizará nesta quarta-feira, 02, o Mini-curso "Política dos Editais: elaboração e captação de recursos" que será ministrado por Chico Maia (prefeitura de Bauru). O investimento é de R$2,00 e as inscrições de segunda e terça-feira o dia todo e quarta de manhã, na sala do CACOFF. O mini-curso terá duração de 3 horas, das 15h às 18h, com certificado.

Os editais são uma forma de financiamento público, ou parcerias público-privado para investimentos em projetos na área de comunicação, cultura e lazer. Muitas empresas podem, por exemplo, investir no seu projeto e abater esse investimento do imposto de renda.
Mas essa é só uma forma, existem vários tipos de editais, e seu projeto pode se enquadrar em um deles!! Então não perca essa oportunidade!!

www.cacoffunesp.blogspot.com
cacoffunesp@gmail.com
Olá, unespianos bauruenses.

Encaminho um e-mail enviado pelo pessoal da Unesp Araraquara sobre o que anda acontecendo por lá, novos ataques aos estudantes. Segue abaixo:

Nós, estudantes da UNESP Araraquara, mais uma vez somos vítimas do autoritarismo da direção do campus

No último dia 17 o RU amanheceu com o seguinte aviso: "Foram suspensas a partir de 17/08/09 as bolsas alimentação autorizadas pela direção. Os bolsistas que sentirem necessidade poderão solicitar o benefício via NAE"
O processo seletivo para todas as bolsas de permanência estudantil é aberto logo que inicia o ano letivo e, teoricamente, deve ser concluído até – no máximo – o mês de abril. A cada ano que passa, entretanto, ele é mais lento.
Nesse ano o processo da bolsa alimentação – que pra muitos estudantes é a única forma de assegurar suas refeições diárias – não havia sido concluído até a volta das férias do meio do ano.
Esse é só mais um exemplo do descaso da direção com os alunos que necessitam da permanência estudantil.

O que é permanência estudantil?

A permanência estudantil é a garantia que os filhos da classe trabalhadora e do povo pobre têm de manutenção de suas necessidades básicas durante a graduação. Todos os que entram na universidade pública passaram por um filtro social chamado vestibular, filtro esse que é a maneira de manter a classe menos abastada fora do espaço universitário. Ainda assim, mesmo depois de se submeterem a tal seleção, continuam a serem privados dos seus direitos mais mínimos, numa rotina de constantes privações.

Alguns dos ataques arbitrários de uma diretoria autoritária contra os estudantes:

• 2006 – votado em Congregação o fim da Moradia Estudantil;
• 2007 – votado em Congregação a invasão da tropa de choque no campus para prisão dos estudantes em ocupação e greve;
• 2008 – corte de metade do número de auxílios alimentação e suspensão de três estudantes por perseguição política;
• 2009:
o Janeiro – descaso com os estudantes da Moradia no período de reforma dos blocos (que inclusive continua), onde os mesmos tiveram que se acomodar sendo cerca de 100 estudantes em duas casas, nas quais caberiam não mais que 64;
o Março – tentativa de expulsão e depois de suspensão de estudantes que perderam o prazo da rematrícula;
o Agosto – suspensão das bolsas alimentação.

Uma universidade de qualidade – e que dá aos estudantes o direito à permanência plena para que possam estudar – só será alcançada com a mobilização estudantil.
Por isso nós, do grupo de mulheres Pão e Rosas, nos colocamos na luta. E convidamos todos os estudantes a se unirem e reivindicarem uma universidade verdadeiramente democrática, pública e aberta aos trabalhadores e seus filhos!

Ane, Aline, Elenir e Laís, estudantes da UNESP Araraquara e
militantes do Pão e Rosas.
Postado por Pedra no Sapato às 16:05


Se não, perdeu um fim de tarde interessante! Duas bandas se apresentaram no palco e uma galera compareceu pra assistir, permanecendo até o início das aulas. Quem foi ainda teve opção de aproveitar um lanche mais barato, fazer a carteirinha do CACOFF ou comprar o pacote de Ilha Solteira. Fiquem atentos para as próximas vezes que rolar o Quinta :)


Se quiser participar de alguma forma, tocar, fazer qualquer outra fita, ou mesmo conhece alguém que queira, entre em contato! cacoffunesp@gmail.com


Salve, salve a todos...

hoje, dia 27/08 o CACOFF promove a volta do Quinta no Bosque a partir das 17h no bosque da UNESP.
O Quinta, é um espaço para confraternização, discussão e vivência da universidade. Aproveitemos esse espaço público.
Hoje, haverá a banda "Vaticano"e a dupla "Dani e Dodô", além de manifestações artísticas espontâneas diversão e boas vibrações.
O CACOFF estará vendendo lanches, lanches vegetariano, refrigerante e pipoca doce. Aproveite também para fazer a sua carteirinha de estudante do CACOFF e comprar o seu pacote (festas+ônibus) para o Festival MPB InterUnesp de Ilha Solteira!!

Se você tem uma banda ou faz alguma outra atividade e deseja participar dos próximos Quinta no Bosque mande um e-mail para o CACOFF: cacoffunesp@gmail.com.

Abraço a todos, e boa diversão!
26/08/2009
Audiência discute comunicação
Hoje à noite, na Câmara Municipal, haverá nova rodada de discussões sobre a Conferência de Comunicação em Bauru. A atividade, que será aberta ao público em geral, conta com o apoio do vereador Roque Ferreira (PT), integrante da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Casa.

O evento, que terá início às 18h, é organizado pelo Grupo Pró-Conferência de Bauru. O objetivo da audiência é divulgar e articular entidades e o restante da população para os debates em torno das políticas públicas de comunicação. As discussões vêm acontecendo em todo o País desde abril deste ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou a Conferência Nacional de Comunicação.

A etapa nacional do evento ocorrerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, em Brasília. A Conferência deverá propor diretrizes para a construção de políticas públicas que possam conduzir à democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Entre os temas que serão discutidos no decorrer da conferência estão: democratização dos meios de comunicação; políticas de concessão de Rádio e TV; novas regras para a publicidade institucional dos governos; responsabilidades da mídia na construção de uma cultura de direitos humanos no País; além da utilização das novas tecnologias da informação como instrumentos para promoção de cidadania.

Integram o Grupo Pró-Conferência de Comunicação a Regional Bauru do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo/CUT; a Subsede Bauru do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; o Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec), da Unesp; a Fundação Amaral Carvalho, de Jaú; o Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes, da Unesp de Bauru; e Empresa Júnior de Jornalismo da Unesp.
25, 26, 27/08 - Inscrições para carteirinhas do CACOFF

27/08 - Primeiro Quinta no Bosque

02/09 - Mini-curso: Polítca dos Editais: elaboração e captação de recursos

08/09 - Mesa Redonda "CONFECOM: primeiro debate sobre a comunicação brasileira"

10/09 - 2 Festa do CACO

16/09 - Palestra com Maurício Hashizume da ONG Réporter Brasil.

24/09 - Segundo Quinta no Bosque

01/10 - Grupo de Trabalho - Coletivos de Comunicação: organização e atuação

12 até 26/10 - Inscrições de chapas para gestão do CACOFF/2010

21/10 - Mesa redonda: O entrelaçamento da profissões e a regulamentação pós advento da internet

27/10 até 06/11 - Campanha das chapas inscritas para gestão do CACOFF/2010

29/10 - Terceiro Quinta no Bosque

05/11 - Debate entre as chapas inscritas para gestão do CACOFF/2010

09-10/11 - Votação para gestão do CACOFF/2010

11/11 - Divulgação da chapa vencedora para gestão do CACOFF/2010

12/11 - Posse da chapa vencedora para gestão do CACOFF/2010

*Calendário sujeito a alterações.
Durante os dias 25, 26 e 27 o CACOFF ( Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes) fará o cadastramento para a confecção de carteirinha do centro acadêmico. O documento tem o valor de comprovante de matrícula do aluno junto à universidade. Além de conceder meia-entrada, ela concederá desconto na participação de atividades realizadas pelo CACOFF. A carteirinha possui validade de um ano, contado a partir da data de entrega. O cadastro será feito na cantina da FAAC (manhã, tarde e noite) e em frente à sala 15 (noite) durante os intervalos das aulas.

Para fazer a carterinha:
- Levar foto 3x4 (com o seu nome nas costas, por favor!);
- R$3,00;
- Ser um FAACker boy da comunicação.
Atividade é aberta ao público e está marcada para quarta (26), às 18h.



Acontece na próxima quarta (26), na Câmara Municipal, audiência pública para discutir a Conferência de Comunicação em Bauru.

A atividade conta com o apoio do vereador Roque Ferreira (PT), integrante da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Câmara Municipal.

A audiência, aberta ao público, está marcada para 18h e tem a participação de organizações integrantes do grupo pró-conferência de Bauru, que desde o início de julho está mobilizado para a realização da conferência local de comunicação.

O último evento organizado pelo grupo aconteceu no dia 15 de agosto com a realização de um primeiro debate envolvendo pesquisadores locais e o representante do Ministério da Cultura na Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Comunicação, Octávio Pieranti.

A audiência pública na Câmara mantém a proposta divulgar e articular parceiros locais para os debates em torno das políticas de comunicação. As discussões estão acontecendo em todo país com a convocação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril de 2009, da Conferência Nacional de Comunicação.

A Conferência Nacional acontece entre os dias 01 e 03 de dezembro com a proposta de sugerir diretrizes para a construção de uma política pública de comunicação. Entre os temas em discussão estão propriedade e democratização dos meios de comunicação, produção e distribuição de conteúdo, responsabilidades da mídia na construção de uma cultura de direitos humanos, além do acesso e apropriação das novas tecnologias como instrumentos para promoção de cidadania.


Grupo Pró-Conferência de Bauru

O Grupo Pró-Conferência de Comunicação é composto pelo Conselho Regional de Psicologia de SP/subsede Bauru; Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec/Unesp), Sindicato dos Jornalistas de Bauru, Fundação Amaral Carvalho de Jaú, Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes da Unesp/Bauru e Empresa Júnior de Jornalismo da Unesp.

Também participam do grupo mestrandos e pesquisadores da área de comunicação e ativistas do movimento de direitos humanos. A articulação local pró-conferência conta ainda com o apoio da Comissão Pró-Conferência de Comunicação de São Paulo.


Informações

Silvio Durante - assessor parlamentar do vereador Roque Ferreira

(14) 9799-3421

e-mail – confecombauru@gmail.com


CACOFF retoma as atividades do semestre com algumas novidades, entre elas a volta do Quinta no Bosque!
Tradicionalmente vai continuar rolando no bosque (dã) da UNESP, 17h. Dessa vez vamos tentar deixar o lugar mais aconchegante: opções de comes e bebes, equipamento de som melhor e atrações artísticas.

Se você quiser participar do Quinta, seja tocando ou fazendo alguma outra coisa, é só entrar em contato! Mande email, scrap no orkut, reply no twitter, qualquer coisa!
Toda mensagem é bem vinda! :)

Reitor anuncia RU e novos departamentos
10/08/2009
Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design terão novos departamentos em 2010


O reitor da Unesp, Prof. Dr. Herman Jacobus Voorwald, visitou no dia 5 de agosto a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). No período da manhã, reuniu-se com os membros da Congregação e inaugurou o Laboratório Didático de Materiais e Protótipos “Prof. Olívio Barreira”. À tarde, o encontro foi com diretores, chefes de departamentos e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação.

“A visita do reitor trouxe um alento muito grande à FAAC e aumentou ainda mais as expectativas, pois ele autorizou a abertura de processo licitatório para a construção dos novos departamentos de Arquitetura e de Desenho Industrial”, comentou o diretor da FAAC, Prof. Dr. Roberto Deganutti., adiantando que o reitor também liberou a elaboração de projetos para a ampliação da Central de Laboratórios da FAAC em mais 460 metros quadrados, e para a construção de um prédio para a administração. “A FAAC teve um ganho muito grande com a visita do reitor”, concluiu Deganutti.

Segundo o professor Herman, a previsão para a conclusão das obras dos departamentos é de 12 a 18 meses, no final do ano que vem as sedes novas deverão estar prontas. Já em relação ao Restaurante Universitário (RU), o reitor afirmou que a construção do RU no câmpus de Bauru é um compromisso dele com os alunos. “É uma obra grande que deverá durar 12 meses e, provavelmente, os estudantes e servidores poderão utilizar o RU em meados de 2011”, observou Herman.

Na reunião que aconteceu à tarde, os diretores, os coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação e chefes de departamentos da FAAC discutiram com o reitor os problemas e os anseios da faculdade.

ACI - FAAC/Unesp
MÍDIA & DEMOCRACIA
A comunicação em conferência

Por Eugênio Bucci em 13/8/2009

Reproduzido do Estado de S.Paulo, 13/8/2009; intertítulos do OI

Pela democratização dos meios de comunicação. Apesar da rima em "ão", passei a juventude defendendo o bordão. Não só a juventude: eu já tinha mais de 40 quando, no final de 2002, aceitei o convite para presidir a Radiobrás pensando exatamente em democratizar os meios, pelo menos os públicos. Foi uma experiência instrutiva. Quando alguém do governo aparecia repetindo para mim a velha palavra de ordem, eu respondia correndo: "Ótimo, estou de acordo. Vamos começar pelos meios do Estado." Causei muito estranhamento. Para a maioria dos meus interlocutores federais, as emissoras do Estado deveriam difundir a versão dos governantes. Deveriam, em suma, ser parciais, embora não fosse assim, com essa palavra, que os adeptos oficiais do meu bordão de juventude formulassem suas pretensões. Para eles, que viam na "mídia privada" um partido "de oposição", a "mídia pública" tinha de fazer o contrapeso, mostrando "o nosso lado", como um advogado de defesa. Acreditavam que a verdade emergiria como média aritmética entre as duas distorções, a "deles" e a "nossa". Quanto mais puxássemos o relato dos fatos para o "nosso" lado, mais a verdade resultante se aproximaria do "nosso" pensamento.

Não precisei de muito tempo para perceber que a estratégia comunicacional da verdade como média aritmética não incluía a democracia nos meios públicos, pois não incluía o apartidarismo, a objetividade e o respeito ao direito à informação. Dentro daquela estratégia, o termo "democratização" era um biombo para esconder o aparelhamento puro e simples. Entre batalhas perdidas e batalhas ganhas, tentei me opor a isso. Interesses de governo, eu dizia, não podem ter lugar na definição da pauta de veículos jornalísticos, principalmente dos veículos estatais. Às vezes, meus interlocutores contraíam o corpo: "Mas como? O governo teve milhões de votos e tem legitimidade para participar da condução das emissoras públicas!" Eu contra-argumentava: quem governa recebe mandato para gerir o governo, não para mediar o debate público; por mais votos que receba um candidato, ele não tem mandato para direcionar o modo como os cidadãos discutem a política, a economia, a cultura, a ciência, a religião, o que for. Acho que não convenci quase ninguém.

Pressões gigantescas

Saí da Radiobrás já faz dois anos e meio e, hoje, noto que não houve mudanças substantivas na área. As pressões governamentais continuam gigantescas nas emissoras públicas, tanto nas estaduais como nas federais. Elas estão longe da sociedade – e próximas, em demasia, do Executivo. O Brasil não democratizou suas emissoras públicas.

Agora, observo os preparativos da 1ª Conferência Nacional da Comunicação, convocada pelo governo federal, que vai ocorrer no final do ano, depois de várias conferências regionais. É claro que a comunicação social deve ser discutida pela sociedade. Esse debate melhora a democracia. Por isso, a depender do curso que adote, a conferência poderá ser uma boa notícia.

Mas vamos precisar as coisas. A expressão "comunicação social" é genérica demais. O ponto que interessa é o da radiodifusão. Nesse setor, ainda convivemos com oligopólios privados que remontam à prática do coronelismo. Em algumas regiões do País há verdadeiros conglomerados de estações de rádio e TV que trabalham abertamente pela manutenção de oligarquias, manipulando noticiários locais de forma acintosa. O quadro agravou-se de uns tempos para cá, quando recrudesceram as associações indevidas entre igrejas, partidos políticos e redes de TV, o que não é positivo em nenhuma democracia. Como concessão pública que é, a radiodifusão só se vai modernizar entre nós quando tivermos uma regulamentação e uma regulação que limitem a propriedade cruzada dos meios, a concentração do mercado anunciante numa só empresa e a promiscuidade entre política, máquinas religiosas e emissoras. Sem isso não haverá ambiente saudável de concorrência comercial e não haverá, também, diversidade no espaço público. No mais, a palavra-chave é liberdade. O governo não pode interferir em conteúdos. Ponto. Mas... e quanto aos meios públicos ou estatais, que padecem de problemas análogos? Nada se vai falar contra eles?

Inovações e avanços

A conferência poderá inovar – e "avançar", como alguns gostam de dizer – se souber criticar os governos com independência, exigindo a legislação adequada para o setor. É uma legislação que não tem mistérios, que já foi adotada, com variantes, nas maiores democracias do mundo. As soluções já são conhecidas há tempos, tanto que Sérgio Motta, quando ministro das Comunicações no período FHC, tentou elaborar um projeto de lei para a radiodifusão, mas a ideia não prosperou. Desde então, o governo não tomou mais nenhuma iniciativa.

Por que essa paralisia? Em parte, porque o status quo da radiodifusão comercial resiste a qualquer mudança (quanto a isso, é constrangedor verificar o silêncio dos telejornais sobre o assunto). De outra parte, porque as emissoras ligadas ao Estado também se recusam a se redefinir e seguem incólumes. Os movimentos que apoiam a conferência não primam por atacar com a devida intransigência o aparelhamento dos meios públicos, numa atitude que parece um reflexo, com sinal invertido, do silêncio das emissoras privadas. Nisto repousa o maior risco da conferência: se ela se deixar capturar pelos estrategistas oficiais da média aritmética, pode virar apenas um palanque para os que não querem mudar nada, só querem acuar as redes comerciais em ano eleitoral.

Pela democratização dos meios de comunicação. Com o perdão da rima em "ão", ainda prezo o espírito do velho bordão, mas desconfio das autoridades que o repetem à exaustão. No pé em que as coisas estão, isso ainda vai demorar um tempão.
O Grupo Pró-Conferência Municipal de Comunicação de Bauru tem o prazer de convidar você para o

Seminário Preparatório para a 1ª Conferência Municipal de Comunicação



Você está satisfeito(a) com a programação da sua TV? Sabia que as concessões de rádio e de TV são públicas e que você poderia interferir na distribuição e no conteúdo delas? E que estão querendo controlar o uso da internet no Brasil?

Acha justo e democrático que a liberdade de expressão seja um direito de 8 famílias e que o povo brasileiro só tenha direito a trocar de canal? Quase 60% da verba de publicidade vai para a principal emissora de TV brasileira (TV Globo). E como ficam os sites, blogs, jornais, rádios comunitárias?

A comunicação, assim como educação, saúde, moradia, é um direito humano, que deve ser apropriado e exercido por toda a sociedade!

O Encontro
O encontro, que acontece neste sábado (dia 15), às 9h no Automóvel Clube, em Bauru, vai debater e articular idéias de diferentes organizações sociais para a realização da 1ª Conferência Municipal de Comunicação que vai discutir políticas públicas e o direito à comunicação.


Por que participar?

Porque comunicação não é assunto apenas de profissionais e acadêmicos. A comunicação faz parte da nossa vida. É por meio da comunicação QUE NOS MOBILIZAMOS POR UMA CAUSA. A COMUNICAÇÃO INFLUENCIA NOSSO MODO DE PENSAR.


No que vamos pensar?

Vamos dialogar sobre os principais temas que vão direcionar a Conferência que está para acontecer. COMUNICAR É DIALOGAR. E DIALOGAR TAMBÉM É OUVIR O QUE O OUTRO TEM A DIZER.


Programação do Seminário

8h30 – Credenciamento

9h – Mesa de Abertura

9h30 – Mesa Redonda: Cenários da Conferência Nacional de Comunicação

Palestrantes:

- Juliano Maurício, professor do Programa de Pós-Graduação em TV Digital da Unesp e Coordenador do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação)

- Octavio Peiranti, Coordenador Geral de TV e Novas Mídias da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Representante do Ministério da Cultura na Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Comunicação.

10h30 – Debate e propostas para a formação dos grupos que vão organizar a Conferência.



Quando e Onde?

Neste sábado (dia 15/08), das 8h30 às 12h no Automóvel Clube em Bauru.

O Automóvel Clube fica na Praça Rui Barbosa, 1-23, Centro.

Mais informações: (14) 3103-6168



Como participar?

Basta mandar e-mail para confecombauru@gmail.com com os seguintes dados:

Nome:

Entidade (Grupo Social, Universidade ou Entidade que participa):

Telefone:

E-mail:



Vamos dialogar a COMUNICAÇÃO QUE TEMOS e a COMUNICAÇÃO QUE QUEREMOS!

Participe e Repasse este convite para sua lista!




Realização: Comissão Paulista Pró-Conferência/Grupo Pró-Conferência Municipal de Comunicação de Bauru (Lecotec, Conselho Regional de Psicologia, CACOF Unesp, Jornalismo Jr. Unesp)



Apoio: Prefeitura de Bauru, Grupo Pró-Conferência Municipal de Comunicação de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas de Bauru, Conselho da Comunidade Negra de Bauru e Fundação Amaral Carvalho, Cine Clube Aldire Pereira Guedes.

Com o objetivo de discutir a digitalização e apresentar oportunidades de financiamento do Ministério da Cultura, o Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital (Unesp) traz Octavio Penna Pieranti, coordenador-geral de TV e Plataformas Digitais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. A conferência “Novas mídias e projetos em suporte digital” será aberta ao público e acontecerá no dia 17 de agosto, às 14h, na sala 01, no campus da Unesp, em Bauru.
Voltada aos alunos da Pós-Graduação em Comunicação e Televisão Digital, a conferência deve abordar três temáticas principais: conteúdos para televisão digital, modelos de negócio para novas mídias no Brasil e incentivos do Ministério para a produção independente.

De acordo com Pieranti, a implantação da televisão digital, em qualquer país, faz parte de um processo longo e de construção permanente. “O Brasil está avançado nesse tema, antecipando, por exemplo, o cronograma para a implantação do meio em todo o país. Naturalmente, esse processo tende a ser mais enriquecedor de acordo com as alternativas adotadas, daí a importância de debatermos temas como multiprogramação, pluralismo, e interatividade”, aponta.

Para ele, é preciso pensar a televisão brasileira com um olhar voltado para o futuro e para as exigências inerentes ao processo de digitalização, mas prestando atenção também na estrutura atual do campo da radiodifusão no país. Um curso de pós-graduação em TV Digital, por exemplo, como o implantado pioneiramente na Unesp em Bauru, pode contribuir com esse processo, já que alia capacidade analítica, massa crítica e iniciativas de prospecção.

Em relação aos incentivos do Ministério, Pieranti explica que o MinC tem intensificado investimentos no fomento à produção independente. “Uma característica marcante de diversos projetos é a sua preocupação com a estruturação do setor em suas mais diversas etapas. Por exemplo, o DocTV, um programa coordenado pela Secretaria do Audiovisual e atualmente em sua quarta edição, volta-se à formação e à capacitação de autores e produtores; ao estímulo a novas produções e à sua difusão pela televisão”, afirma. O resultado é o apoio, até o momento, de 170 documentários exibidos ou a serem exibidos, até 2010, em rede nacional pelas emissoras educativas.

A Secretaria do Audiovisual é o órgão do Ministério da Cultura responsável por elaborar políticas do cinema e do audiovisual, além de planejar e coordenar ações para a difusão e preservação das obras audiovisuais brasileiras. Também apóia a pesquisa, a formação e a qualificação profissional. Está dividida nas áreas de Cinema, Plataformas Digitais e Televisão e Vídeo, sendo as duas últimas coordenadas por Pieranti.
A conferência será aberta a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas no Programa de Pós-Graduação em TV Digital pelo telefone 3103-6057.

Sobre Octavio Pieranti
Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Octavio Pieranti é mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e doutorando também em Administração pela EBAPE/FGV. Atualmente, Pieranti desenvolve trabalhos como pesquisador e atua em linhas de pesquisa que envolvem temas como comunicação, informação, tecnologias e políticas públicas.
Pessoal, vamos ficar antenados, vai rolar a I Conferência Nacional de Comunicação, e o CACOFF pode ter um papel importante principalmente na fase municipal.

Seguem alguns links sobre o tema:

www.joildo.net/artigos/1-conferencia-nacional-de-comunicacao

www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/05/446227.shtml

samadeu.blogspot.com/2009/02/conferencia-nacional-das-comunicacoes.html

portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2009/02/05/imprensa25940.shtml

www.fndc.org.br/internas.php?p=noticias&cont_key=163726

www.teletime.com.br/News.aspx?ID=141437

br.video.yahoo.com/watch/5334915/14063631